Tarifas de Trump ao Brasil: Putin Liga Decisão a Bolsonaro e Política Interna

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, em declarações recentes, atribuiu as tarifas impostas por Donald Trump às exportações brasileiras a questões internas dos Estados Unidos, envolvendo as relações entre autoridades americanas e o ex-presidente Jair Bolsonaro. A afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa na China, onde Putin cumpria agenda oficial.

Questionado sobre possíveis novas sanções europeias a parceiros comerciais russos, Putin minimizou o impacto, afirmando que a questão “realmente não nos diz respeito”. Ele caracterizou o conflito na Ucrânia como um “pretexto” para medidas de natureza econômica relacionadas a países com os quais os EUA estariam descontentes em termos de laços econômicos.

O líder russo diferenciou a situação do Brasil da Índia, outro país afetado por tarifas elevadas impostas por Washington. Enquanto no caso indiano haveria um desequilíbrio na balança comercial, Putin afirmou que as sanções ao Brasil estariam ligadas a “problemas na situação política doméstica” dos EUA.

Putin ressaltou que a data de início das taxações adicionais ao Brasil, 6 de agosto, não guardava relação com o conflito na Ucrânia, apesar de referências a este último. Ele apontou para a ligação com questões de alinhamento político interno, incluindo a relação entre autoridades americanas e o ex-presidente Bolsonaro.

No início de julho, Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil, expressando descontentamento com o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento em uma tentativa de golpe após as eleições de 2022.

A medida foi comunicada ao governo brasileiro por meio de uma carta onde Trump classificava o julgamento como uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro. O republicano também mencionou uma relação comercial “injusta” devido ao protecionismo brasileiro e decisões do STF sobre bloqueio de usuários em redes sociais como razões para a imposição da tarifa.

O governo brasileiro contesta a alegação de desequilíbrio comercial, argumentando que a balança tem sido favorável aos Estados Unidos, com um saldo positivo de US$ 43 bilhões nos últimos dez anos. O presidente Lula classificou as tarifas como uma tentativa de interferência no Judiciário brasileiro.

Embora a maioria dos parceiros comerciais americanos tenha sido atingida por tarifas de Trump, Brasil e Índia enfrentam uma sobretaxa de 50%. No caso indiano, os EUA justificaram a medida com a compra de petróleo russo. O Brasil, por sua vez, importa grande parte do seu diesel da Rússia, mas Trump não relacionou diretamente a sobretaxa a esse fator.

Putin participou de eventos na China, incluindo um desfile militar e a reunião de cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), além de conversas bilaterais com o presidente chinês Xi Jinping. A expectativa era de que a guerra na Ucrânia fosse tema das discussões.

Conteúdo

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
X
LinkedIn
outubro 7, 2025
0 Comentários
Título: Equifax Impulsiona Ações com Alternativa de Crédito Mais Acessível ao FICO Conteúdo: ...
outubro 7, 2025
0 Comentários
Título: Bitcoin Cede Terreno Após Pico Histórico e Investidores Realizam Lucros Conteúdo: O ...