Lula Busca Acordo com Trump Contra Tarifaço em Cúpula na Ásia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou, neste sábado, otimismo em relação à possibilidade de se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a 47ª cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). Ambos os líderes estão no país asiático para participar do evento.

Em declaração a jornalistas, Lula expressou sua esperança de que o encontro ocorra e se mostou disponível para buscar uma solução para o aumento de 50% nas tarifas de importação dos produtos brasileiros pelos Estados Unidos, implementado a partir de agosto. “Espero que ‘role’. Eu vim aqui e estou à disposição para que a gente possa encontrar uma solução”, afirmou, ao ser questionado sobre o tema em frente ao hotel da comitiva brasileira na Malásia.

O presidente brasileiro negou que tenham sido impostas condições prévias para a negociação bilateral em relação ao impasse tarifário. “Eu trabalho com otimismo para que a gente possa encontrar uma solução. Não tem exigência dele e não tem exigência minha ainda”, declarou.

Donald Trump, a caminho da Malásia, indicou a jornalistas a bordo do Air Force One que poderia considerar a redução das tarifas sobre as exportações brasileiras. “Sim, sob as circunstâncias certas, com certeza”, afirmou. O presidente americano confirmou também a expectativa de um encontro com Lula, possivelmente em Kuala Lumpur, capital da Malásia, neste domingo. “Acho que vamos nos encontrar novamente. Nós nos encontraremos brevemente nas Nações Unidas”, disse Trump. A reunião bilateral é aguardada como uma oportunidade para discutir e tentar resolver as questões tarifárias que afetam o comércio entre os dois países.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Conteúdo

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
X
LinkedIn