A 99 Food anunciou um investimento de R$ 2 bilhões no Brasil, com foco no bem-estar de seus entregadores e na sustentabilidade. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15) pelo diretor-geral da 99 no Brasil, Simeng Wang, após uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o CEO da Didi 99, Will Wei Cheng.
Atualmente, a plataforma conta com 700 mil motociclistas cadastrados. Parte do investimento, cerca de R$ 50 milhões, será destinada à criação de pontos de apoio para esses profissionais em todas as capitais do país. Os espaços oferecerão infraestrutura essencial para descanso e suporte, incluindo bancos, cadeiras, sofás, água, banheiros e tomadas para carregar telefones. A iniciativa já opera em Goiânia, com três pontos de apoio, e está sendo analisada em São Paulo, além de contar com parceria da prefeitura do Rio de Janeiro.
Outra parcela significativa do investimento visa a produção local de motos elétricas, em parceria com uma fábrica chinesa. O objetivo é tornar a aquisição de motos elétricas mais acessível aos entregadores, promovendo economia de combustível e contribuindo para um sistema de entregas mais sustentável. A 99 Food e seu parceiro, já atuante no México e na Colômbia, oferecerão condições de crédito facilitadas para a compra das motos.
A parceria envolve o compartilhamento de dados de uso das motos na plataforma para o desenvolvimento de um modelo otimizado para entregas e transporte de pessoas. O design da moto está em andamento, visando atender às necessidades específicas dos motociclistas brasileiros.
Adicionalmente, a 99 anunciou uma parceria com o Ministério da Saúde, firmada no último sábado. A iniciativa oferecerá vouchers para transporte gratuito de pacientes a consultas e cirurgias em hospitais públicos. A parceria já abrange 49 hospitais, mas detalhes adicionais sobre o programa não foram divulgados.