Matrículas em cursos de educação à distância (EAD) no ensino superior apresentaram um aumento expressivo na última década. Dados revelam um crescimento de 286,7% entre 2014 e 2024, indicando uma mudança significativa no panorama educacional brasileiro.
Em 2014, aproximadamente dois em cada dez estudantes universitários optavam pela modalidade à distância. Já em 2024, esse número saltou para quase sete em cada dez, demonstrando a crescente popularidade e aceitação do EAD.
O aumento do EAD contrasta com a queda de 22,3% nas matrículas presenciais no mesmo período. Diante desse cenário, o Ministério da Educação (MEC) anunciou, em maio deste ano, a Nova Política de Educação à Distância, que estabelece novas diretrizes para a oferta de cursos superiores.
Entre as medidas anunciadas, destaca-se a exigência de que as graduações de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia sejam ofertadas exclusivamente no formato presencial. Além disso, nenhum curso poderá ser 100% à distância, sendo obrigatório que, no mínimo, 20% da carga horária seja cumprida presencialmente ou por meio de atividades síncronas mediadas.
O Censo da Educação Superior 2024 aponta ainda que a educação à distância teve um aumento de 1% em termos de ingressantes em relação a 2023. Em 2024, foram ofertadas mais de 23,6 milhões de vagas no ensino superior, sendo que apenas cerca de 5 milhões eram presenciais e mais de 18,5 milhões eram à distância. No entanto, apenas 21,1% das vagas ofertadas foram ocupadas.
A rede privada foi responsável pela oferta de 95,8% do total de vagas em cursos de graduação em 2024.
Os cursos de licenciatura, destinados à formação de professores, também apresentaram um aumento no número de matrículas no EAD. Em 2024, 69% das matrículas em cursos de licenciatura eram na modalidade à distância, um aumento de 2% em comparação com o ano anterior. Entre os ingressantes, oito em cada dez novos alunos de licenciatura escolheram o EAD. Na rede privada, a adesão ao EAD é quase total, com 93,8% dos novos ingressantes matriculados nessa modalidade.