A Ford busca reverter o cenário de desconfiança no Brasil após o encerramento de suas fábricas e a redução drástica de concessionárias. A nova Maverick Tremor, lançada por R$ 239,9 mil, surge como uma aposta para corrigir falhas anteriores e competir de frente com a RAM Rampage.
A versão off-road da picape Maverick apresenta melhorias significativas, incluindo pneus de maior aderência, ganchos de reboque frontais, caçamba preparada para lama e piloto automático para terrenos acidentados. Testes realizados revelaram que as mudanças aprimoraram o desempenho da picape, que agora se destaca no mercado brasileiro.
Visualmente, a Maverick Tremor se diferencia pelas cores chamativas e pelos ganchos frontais, úteis para rebocar veículos em atoleiros. Os pneus garantem tração firme em diferentes superfícies, sem aumento significativo no consumo de combustível, embora um ligeiro aumento seja esperado em asfalto liso. O desenho dos pneus também gera um ruído grave na cabine, que transmite uma sensação de motor mais robusto.
A Maverick Tremor ainda conta com uma capota marítima com barras rígidas e revestimento áspero no piso da caçamba, que garante segurança ao caminhar na área traseira. Na caçamba, há duas saídas de 12 volts e uma tomada de 110 volts com potência de até 400 watts, permitindo ligar diversos equipamentos.
No interior, a central multimídia ganhou uma tela maior, de 13,2 polegadas, e o sistema agora exibe imagens da câmera em 360 graus. Há também outra tomada idêntica à da caçamba na parte traseira do apoio de braço dianteiro, voltada para os passageiros. O conforto é outro ponto forte, apesar do acabamento totalmente em plástico rígido nas portas. A Ford aposta em diferentes texturas e variação de cores para reforçar a ideia de robustez.
O motor 2.0 turbo a gasolina, com 253 cv de potência, demonstrou versatilidade. O consumo, apesar de não ser o mais econômico, atingiu 10,5 km/l na estrada e 7,5 km/l na cidade durante os testes. Ultrapassagens e retomadas foram realizadas com segurança, mesmo com quatro adultos a bordo.
As rodas agora possuem maior ângulo de esterço, resultando em melhor manobrabilidade. O sistema de câmeras em 360 graus facilita as manobras em terrenos acidentados, dispensando a necessidade de auxílio externo.
Na comparação direta, a RAM Rampage com motor a gasolina, principal rival, custa cerca de R$ 30 mil a mais que a Maverick Tremor, mesmo sem os aprimoramentos off-road. A Ford Maverick Tremor se mostra um carro versátil para múltiplos usos, oferecendo conforto, recursos tecnológicos e robustez esperada em uma picape.
Apesar das qualidades, as vendas da Maverick no Brasil têm sido baixas. Entre janeiro e agosto de 2025, a RAM Rampage vendeu 7,4 vezes mais. Especialistas apontam que o fechamento das fábricas da Ford no país e a redução no número de concessionárias contribuíram para a perda de espaço da marca. A RAM, por sua vez, atua exclusivamente com picapes, consolidando uma marca forte. Outro aspecto relevante é que a Ford perdeu competitividade no Brasil por preço.