A Embraer anunciou um acordo de venda de 50 aeronaves E195-E2 para a companhia aérea americana Avelo Airlines, totalizando US$ 4,4 bilhões (equivalente a R$ 23,8 bilhões). O contrato inclui ainda a opção de compra de outras 50 aeronaves do mesmo modelo. As entregas estão programadas para iniciar no primeiro semestre de 2027.
Este negócio representa a primeira venda do modelo E195-E2 para uma companhia aérea nos Estados Unidos, marcando um avanço significativo para a Embraer no mercado americano de aviação. Até o momento, as empresas dos EUA operavam principalmente aeronaves menores da fabricante brasileira, como o E-175, com foco na aviação regional.
A Embraer destacou, em comunicado, que os E195-E2 modernizarão a frota da Avelo, complementando seus Boeing 737NGs, e otimizarão a eficiência de custos e a abrangência da sua malha aérea.
Os Estados Unidos representam o principal mercado para a Embraer, responsável por 45% das vendas de jatos comerciais e 70% das vendas de jatos executivos da empresa brasileira. Na área de aviação comercial, 52,4% dos jatos presentes na carteira de pedidos atualizada da Embraer são destinados a seis clientes americanos, totalizando 229 das 437 aeronaves encomendadas.
No final de julho, a aviação comercial foi excluída da tarifa extra de 40% imposta aos produtos brasileiros exportados para os EUA, mantendo a alíquota para vendas de aeronaves civis (não militares) em 10%, taxa já praticada desde abril. A Embraer continua a defender a completa isenção tarifária.